Antes de começar, existe um arquivo PDF neste e em outros sites que mostra o método Toyota adequado para verificar o nível do fluido. Isso obviamente terá que ser concluído depois de trocar o fluido.
Primeiro, você vai drenar o fluido na transmissão que é coletado na bandeja usando o bujão de drenagem mais traseiro, acredito que seja 12 mm. Usei um balde de 4 galões para pegar o fluido. Marquei uma linha no balde que mostra a marca de 1 galão. Acontece que a bandeja comporta um pouco mais de 1 galão.
Depois de drenar o fluido na bandeja, coloque o bujão de volta. No lado do motorista da transmissão, há um bujão de enchimento, 24 mm. Retire esse bujão e coloque uma mangueira na baia do motor até esse bujão. Conecte um funil adequado na parte superior da mangueira. Coloque 1 galão de fluido novo na transmissão para substituir o fluido que você acabou de retirar.
Referindo-se às instruções de verificação de fluido da Toyota, você verá que há um termostato que controla o fluido para o resfriador da transmissão. Empurre a extremidade e insira um pino para travar o termostato na posição aberta. Você quer que o fluido circule também pelo resfriador para que ele também seja lavado. Você tem que fazer isso para verificar o fluido mais tarde de qualquer maneira. Se seu caminhão não tiver resfriador, basta seguir as instruções da Toyota.
A linha de retorno é a linha que está na parte inferior, pois ela entra na carcaça do termostato. Desconectei a mangueira na extremidade oposta ao termostato em direção ao resfriador, há uma linha rígida. Você pode vê-lo na imagem. Usei uma mangueira de resfriador de transmissão Toyota antiga que eu tinha por perto. Coloque a extremidade aberta no balde e peça para alguém dar a partida no caminhão. O fluido fluirá da linha para o balde, enchendo um galão em cerca de 40 segundos. Eu apenas observei até que estivesse quase cheio e então gritei para desligar o caminhão. Coloque outro galão de fluido na transmissão. Repita mais duas vezes. O último galão que você colocar não exigirá tudo, coloquei tudo, exceto um pouco menos de um litro. Se houver um pouco demais, não é um grande problema.
Agora você vai querer aquecer o fluido para a faixa de verificação de 115 a 133 graus F. Tenho um Scan Gauge que mostra a temperatura do fluido da transmissão, então usei isso. Incluí uma foto do Scan Gauge e do medidor de temperatura da transmissão original para que você possa julgar onde o medidor original estará para você. Existe um procedimento nas instruções da Toyota onde o painel começará a piscar uma luz quando a temperatura adequada for atingida. Use o que funcionar para você.
A este ponto, remova o bujão de nível da bandeja da transmissão, Allen de 4MM, acredito, e deixe o fluido escorrer até um fio e, em seguida, recoloque o bujão. Se você apenas receber um respingo de fluido, então nada, você precisa adicionar mais fluido e tentar novamente. Deve fluir e depois diminuir para um fio. Fiz isso enquanto a temperatura estava em 115F. Aí está. Certifique-se de lembrar de remover o pino do termostato e recolocar o bujão de enchimento.
Nada difícil, e você tem 100% de fluido novo em sua transmissão sem fazer a lavagem, que muitos acreditam que pode causar problemas. Comprei meu caminhão com 100.000 milhas e reboco bastante com mais de 8.000 libras. No futuro, provavelmente farei apenas uma drenagem de 1 galão e, em seguida, substituirei a cada troca de óleo para manter as coisas frescas.
Atenciosamente
Primeiro, você vai drenar o fluido na transmissão que é coletado na bandeja usando o bujão de drenagem mais traseiro, acredito que seja 12 mm. Usei um balde de 4 galões para pegar o fluido. Marquei uma linha no balde que mostra a marca de 1 galão. Acontece que a bandeja comporta um pouco mais de 1 galão.
Depois de drenar o fluido na bandeja, coloque o bujão de volta. No lado do motorista da transmissão, há um bujão de enchimento, 24 mm. Retire esse bujão e coloque uma mangueira na baia do motor até esse bujão. Conecte um funil adequado na parte superior da mangueira. Coloque 1 galão de fluido novo na transmissão para substituir o fluido que você acabou de retirar.
Referindo-se às instruções de verificação de fluido da Toyota, você verá que há um termostato que controla o fluido para o resfriador da transmissão. Empurre a extremidade e insira um pino para travar o termostato na posição aberta. Você quer que o fluido circule também pelo resfriador para que ele também seja lavado. Você tem que fazer isso para verificar o fluido mais tarde de qualquer maneira. Se seu caminhão não tiver resfriador, basta seguir as instruções da Toyota.
A linha de retorno é a linha que está na parte inferior, pois ela entra na carcaça do termostato. Desconectei a mangueira na extremidade oposta ao termostato em direção ao resfriador, há uma linha rígida. Você pode vê-lo na imagem. Usei uma mangueira de resfriador de transmissão Toyota antiga que eu tinha por perto. Coloque a extremidade aberta no balde e peça para alguém dar a partida no caminhão. O fluido fluirá da linha para o balde, enchendo um galão em cerca de 40 segundos. Eu apenas observei até que estivesse quase cheio e então gritei para desligar o caminhão. Coloque outro galão de fluido na transmissão. Repita mais duas vezes. O último galão que você colocar não exigirá tudo, coloquei tudo, exceto um pouco menos de um litro. Se houver um pouco demais, não é um grande problema.
Agora você vai querer aquecer o fluido para a faixa de verificação de 115 a 133 graus F. Tenho um Scan Gauge que mostra a temperatura do fluido da transmissão, então usei isso. Incluí uma foto do Scan Gauge e do medidor de temperatura da transmissão original para que você possa julgar onde o medidor original estará para você. Existe um procedimento nas instruções da Toyota onde o painel começará a piscar uma luz quando a temperatura adequada for atingida. Use o que funcionar para você.
A este ponto, remova o bujão de nível da bandeja da transmissão, Allen de 4MM, acredito, e deixe o fluido escorrer até um fio e, em seguida, recoloque o bujão. Se você apenas receber um respingo de fluido, então nada, você precisa adicionar mais fluido e tentar novamente. Deve fluir e depois diminuir para um fio. Fiz isso enquanto a temperatura estava em 115F. Aí está. Certifique-se de lembrar de remover o pino do termostato e recolocar o bujão de enchimento.
Nada difícil, e você tem 100% de fluido novo em sua transmissão sem fazer a lavagem, que muitos acreditam que pode causar problemas. Comprei meu caminhão com 100.000 milhas e reboco bastante com mais de 8.000 libras. No futuro, provavelmente farei apenas uma drenagem de 1 galão e, em seguida, substituirei a cada troca de óleo para manter as coisas frescas.
Atenciosamente